Você sabe quais são os dois grandes propósitos da Quaresma? Eles consistem basicamente em afastar-se do pecado e aproximar-se de Deus. Para isso, existem 3 práticas fundamentais para se viver uma Quaresma frutuosa.
A penitência, que nos ajuda a afastar-nos do pecado. E a oração e a caridade, que nos aproximam de Deus. Que tal escolher 3 propósitos para viver na quaresma? Uma penitência, uma oração e um ato de caridade?
PENITÊNCIA é fazer algo que não quer, que requer esforço, sacrifício ou deixar de fazer algo que quer. Exemplo: comer todos os dias algo que não gosta ou deixar de comer algo que gosta, não assistir TV ou algum programa em especial, não brincar com algum jogo, etc.
A ORAÇÃO é a base da vida espiritual, o melhor caminho para aproximar-se de Deus e crescer em intimidade com Ele. Exemplo: rezar todos os dias por alguém que precise, por um sacerdote, pelo Papa; dedicar-se à oração do Santo Terço diariamente (ou mais vezes na semana), acrescentar alguma oração específica na rotina como um oferecimento do dia ao acordar, Angelus, etc.
A CARIDADE é uma forma de amar a Deus através das outras pessoas, ajudando-as de forma material ou mesmo espiritual. Exemplo: praticar as obras de misericórdia corporais e espirituais.
Obras de misericórdia corporais e espirituais
As obras de misericórdia são ações caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais.
Obras de misericórdia corporais
“Um homem e uma sociedade que não reajam perante as tribulações ou as injustiças, e não se esforcem por aliviá-las, não são nem homem nem sociedade à medida do amor do Coração de Cristo”. (É Cristo que passa, 167)
- VISITAR OS ENFERMOS
- DAR DE COMER AOS QUE TÊM FOME
- DAR ABRIGO AO PEREGRINO
- DAR DE BEBER AOS QUE TÊM SEDE
- VESTIR O DESNUDO
- VISITAR OS PRESOS
- ENTERRAR OS FALECIDOS
Obras de misericórdia espirituais
“Um cristão não pode deter-se apenas nos seus problemas pessoais, mas deve viver de olhos postos na Igreja Universal, pensando na salvação de todas as almas.” (É Cristo que passa, 145)
- ENSINAR QUEM NÃO SABE
- DAR BOM CONSELHO A QUEM PRECISA
- PERDOAR QUEM NOS OFENDE
- CORRIGIR O QUE ERRA
- CONSOLAR O TRISTE
- SOFRER COM PACIÊNCIA OS DEFEITOS DO PRÓXIMO
- REZAR A DEUS PELOS VIVOS E FALECIDOS
As três obras quaresmais funcionam como o volante, o freio e o acelerador de um carro. O volante é a oração, que dá a direção de toda a vida espiritual. Não adianta ter um carro potente se não se sabe para onde ir.
O freio é a penitência, que serve para combater o nosso egoísmo, educar a vontade e dominar o desejo de fazer apenas o que queremos e quando queremos. E o acelerador é a caridade que nos possibilita amar concretamente a Deus, e nos aproximar dEle, através dos nossos irmãos necessitados.
Espero que esse texto ajude você e sua família a melhor viverem a quaresma. Deus abençoe!
Jéssyca Jacóbus