paul-zoetemeijer-fqa7yvnx280-unsplash

 3 práticas fundamentais para se viver uma Quaresma frutuosa

Você sabe quais são os dois grandes propósitos da Quaresma? Eles consistem basicamente em afastar-se do pecado e aproximar-se de Deus. Para isso, existem 3 práticas fundamentais para se viver uma Quaresma frutuosa.

A penitência, que nos ajuda a afastar-nos do pecado. E a oração e a caridade, que nos aproximam de Deus. Que tal escolher 3 propósitos para viver na quaresma? Uma penitência, uma oração e um ato de caridade?

PENITÊNCIA é fazer algo que não quer, que requer esforço, sacrifício ou deixar de fazer algo que quer. Exemplo: comer todos os dias algo que não gosta ou deixar de comer algo que gosta, não assistir TV ou algum programa em especial, não brincar com algum jogo, etc.

A ORAÇÃO é a base da vida espiritual, o melhor caminho para aproximar-se de Deus e crescer em intimidade com Ele. Exemplo: rezar todos os dias por alguém que precise, por um sacerdote, pelo Papa; dedicar-se à oração do Santo Terço diariamente (ou mais vezes na semana), acrescentar alguma oração específica na rotina como um oferecimento do dia ao acordar, Angelus, etc.

A CARIDADE é uma forma de amar a Deus através das outras pessoas, ajudando-as de forma material ou mesmo espiritual. Exemplo: praticar as obras de misericórdia corporais e espirituais.

Obras de misericórdia corporais e espirituais

As obras de misericórdia são ações caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais.

Obras de misericórdia corporais

“Um homem e uma sociedade que não reajam perante as tribulações ou as injustiças, e não se esforcem por aliviá-las, não são nem homem nem sociedade à medida do amor do Coração de Cristo”. (É Cristo que passa, 167)

  1. VISITAR OS ENFERMOS
  2. DAR DE COMER AOS QUE TÊM FOME
  3. DAR ABRIGO AO PEREGRINO
  4. DAR DE BEBER AOS QUE TÊM SEDE
  5. VESTIR O DESNUDO
  6. VISITAR OS PRESOS
  7. ENTERRAR OS FALECIDOS

Obras de misericórdia espirituais

“Um cristão não pode deter-se apenas nos seus problemas pessoais, mas deve viver de olhos postos na Igreja Universal, pensando na salvação de todas as almas.” (É Cristo que passa, 145)

  1. ENSINAR QUEM NÃO SABE
  2. DAR BOM CONSELHO A QUEM PRECISA
  3. PERDOAR QUEM NOS OFENDE
  4. CORRIGIR O QUE ERRA
  5. CONSOLAR O TRISTE
  6. SOFRER COM PACIÊNCIA OS DEFEITOS DO PRÓXIMO
  7. REZAR A DEUS PELOS VIVOS E FALECIDOS

As três obras quaresmais funcionam como o volante, o freio e o acelerador de um carro. O volante é a oração, que dá a direção de toda a vida espiritual. Não adianta ter um carro potente se não se sabe para onde ir.

O freio é a penitência, que serve para combater o nosso egoísmo, educar a vontade e dominar o desejo de fazer apenas o que queremos e quando queremos. E o acelerador é a caridade que nos possibilita amar concretamente a Deus, e nos aproximar dEle, através dos nossos irmãos necessitados.

Espero que esse texto ajude você e sua família a melhor viverem a quaresma. Deus abençoe!

Jéssyca Jacóbus

Insira o seu melhor e-mail e fique por dentro de todas as novidades! Em breve vamos disponibilizar novos materiais.